Um bom Facility Manager precisa estar sempre atualizado

Peter Kawamura é arquiteto e trabalha há 13 anos em Facilities. Atualmente é Gerente Sênior Facilities, Procurement e Suporte IT na Movile, empresa que desenvolve plataformas de comércio e conteúdo móvel. Já atuou na HAYS Recruiting Experts Worldwilde e Cushman & Wakefield gerenciando as operações na Johnson & Johnson. Segundo Kawamura, para ser um bom Facility Manager é preciso se manter atualizado sobre o mercado e praticar um bom networking. 

Confira a entrevista na qual ele conta um pouco mais sobre os desafios do seu trabalho, como concilia vida profissional e pessoal e como vê a área de Facilities no Brasil:

Qual o nome da área de empresa onde atua e para quem se reporta?

Trabalho no departamento de Facilites, me reporto ao Office and Procurement CFO.

Quais foram seus maiores desafios quando assumiu a área de Facilities na empresa atual?

Reestruturação da área, reorganização de espaços – aumento de headcount, troca de fornecedores, turn key (implantação dos novos escritórios – estudo global – real estate, projeto, orçamento, implantação e entrega do projeto);

Fale um pouco sobre a implantação de projetos que desenvolveu e que contribuíram para redução de custos ou melhoria na qualidade dos serviços ou que pretende desenvolver neste ano.

Os projetos foram: a implantação de processos de facilities, verificação de fornecedores, BIDs de contratos de terceiros, unificação de contratos, pesquisa de satisfação do cliente, Turn key SP/CPS, implantação de Procurement, consultoria novos investimentos, implantação de Facilities nos escritórios de LATAM e ser o focal point de facilities para o Grupo Movile.

Como concilia vida profissional e pessoal?

Tento conciliar da melhor forma possível, mesmo com uma alta demanda procuro realizar exercício antes de ir para o trabalho e otimizar a gestão de tempo para conseguir sair mais cedo alguns dias e poder aproveitar com a família.

Como você vê o crescimento do mercado de Facilities no Brasil?

Vejo o mercado se estruturando a cada dia que passa, as empresas estão entendendo a importância de ter um Facilities Manager sendo um departamento estratégico que consegue gerir da melhor forma os recursos da empresa e transformar gastos em investimentos. Mas com as dificuldades financeiras, devido problemas políticos, há uma diminuição na contratação de Facilities. 

Quais competências você acredita que sejam essenciais para ser um bom Facility Manager?

 

Gostar de pessoas e de fazer gestão, ser hands on, gostar de servir as pessoas, ter visão do todo, ser dinâmico, estrategista, ter um bom relacionamento com os outros, participar dos grupos de facilities, fazer benchmarking, promover networking, etc.