FM fazem panorama sobre o 14º Congresso Infra, em SP

Alunos do Grupo Facilities Services visitaram o evento e contam um pouco dessa experiência

Anualmente o Congresso Infra traz temas de grande relevância para o mercado de Facilities no país, proporcionando networking e aprendizado para os profissionais da área. E, pensando em contribuir para o desenvolvimento de nossos alunos, levamos alguns deles para a 14ª edição do evento em São Paulo, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de maio e reuniu mais de 1.000 pessoas.

Conversamos com os alunos para entender o que essa experiência representou para eles e como veem o mercado para o Facility Manager no Brasil. 

Para o aluno Rony Ianelli, ir ao Infra contribuiu para o seu crescimento profissional e destaca que é fundamental que todos na área de Facilities participem do congresso, façam cursos e estejam atualizados sobre o mercado.

“É importante podermos analisar como a área de Facilities está crescendo, os cases apresentados no congresso agregaram muito conhecimento e despertaram o interesse de estar sempre atualizado sobre o mercado”, conclui Ianelli.

Ir ao Congresso também foi importante para Cibelle Rodrigues, que destacou a relevância de aproveitar eventos como esse: “Todo profissional precisa fazer esse movimento, sair da caixa, ou seja, buscar em ambientes propícios como este trocar, ouvir opiniões e aprender com outros profissionais”.

Ela conta que todas as palestras tinham um conteúdo ímpar, que no final chegavam ao objetivo do FM: excelência, melhorias e bem-estar de pessoas e ambientes de trabalho, mas os temas “Melhoria Contínua em Facilities Management” e “Qualificação e Acessibilidade” foram os mais marcantes.

Segundo Gabriela Gonçalves, ter acesso a inovações na área de Facilities e contatos de fornecedores de referência, além da oportunidade de trocar experiências e fazer networking foram os aspectos mais positivos do congresso.

Para ela, participar de eventos é necessário pois contribuem para a atuação do FM: “Eles acabam ditando as tendências de mercado, criam momentos de troca de experiências entre contratantes e contratados com o objetivo de atuar com as melhores práticas”.

Neide Cristini esteve no segundo dia do evento e destacou algumas palestras que foram mais marcantes para ela: a Qualidade no Ambiente de Trabalho, Melhoria Contínua em FM, Facility Manager no Comando e Ética e Transparência, por considerar serem temas de grande relevância na vida profissional.

Segundo ela, esses eventos são relevantes pela oportunidade de fazer novos contatos, atualizar-se e deixou uma mensagem para todos os FM: “Dedicação, perseverança, resiliência e Fé. Nós Facilities não somos somente ‘bombeiros’ para apagar fogo, nosso foco é atender bem e garantir as pessoas um bom ambiente de trabalho, resolver os problemas com criatividade e trazer aos gestores as melhores alternativas, inclusive financeiramente”.

Para o aluno Roberto Vilaronga, é necessário ir a eventos como o 14º Congresso Infra para estar atualizado: “É de fundamental importância para o profissional de FM essa atualização contínua, afinal nossa área todo dia se atualiza, todo dia é uma coisa nova”.

Segundo Vilaronga, uma das palestras mais marcantes do evento foi sobre “Planejamento de Espaços no Ambiente de Trabalho”, pois lhe trouxe ideias e inspiração para aplicar na empresa onde trabalha.

 

Ele também conta como foi a experiência de colaborar com o site do Grupo Facilities Services: “Iniciativas como essa, de envolver o cliente e parceiro num processo tão importante, que é a criação do website, faz com que o possamos ficar mais próximos do Grupo, abrindo margens para apontamentos de melhorias, chegando ao melhor resultado final. ”