Somente quem está feliz trabalha bem e com o verdadeiro brilho nos olhos

Com grande atuação na área de Facilities e apaixonado pelo que faz, Mauro Campos é fundador da Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), da qual é atual conselheiro e foi vice-presidente durante três gestões. Formado em Engenharia Civil e com MBA em Gerenciamento de Facilidades, ambos pela Poli USP, especializou-se em ciclo de vida do ambiente construído, pela Salford University (UK). 

Há mais de 18 anos no mercado, dedicou-se ao gerenciamento de equipes multidisciplinares no Brasil e América Latina, onde atuou nos últimos cinco anos como Diretor de Facilities e Real Estate à frente de projetos importantes em laboratórios, escritórios e fábricas. 

Confira a conversa que tivemos com ele e saiba mais sobre sua trajetória, visão sobre o mercado atual e quais competências considera mais importantes para ser um bom FM: 

Fale um pouco sobre sua trajetória profissional. Como começou a atuar em Facilities e há quanto tempo está na área?

Minha trajetória em Facilities começou há 18 anos atrás quando trabalhei em manutenção predial numa rede de hotéis e nos últimos 16 anos trabalhei na Firmenich, uma indústria química de fragrâncias e aromas que possui fábricas, escritórios e laboratórios. Lembro-me muito bem que desde o princípio achei fantástico esse trabalho e quanta satisfação me trouxe nesses anos todos em Facilities. Cuidar das pessoas através do que fazemos ao manter e operar um edifício é algo realmente mágico! 

Quais eram as suas responsabilidades e desafios na última empresa na qual atuou?

Em meu último trabalho tinha como responsabilidades a gestão de Facilities e Real Estate na América Latina, atuando em quatro países com escritórios, laboratórios e fábricas. Gerenciava equipes próprias e terceirizadas, que todos os dias garantiam que nossas edificações estivessem em ordem para receber colaboradores e clientes. 

Como surgiu a ideia de fundar a ABRAFAC e o que representou para você participar dessa fundação?

Fundar a ABRAFAC foi a consolidação de inúmeras conversas que eram travadas nos diferentes grupos de benchmark do mercado, como o GAS e o GRUPAS e tudo ficou mais claro quando o MBA de Facilidades da USP foi criado e também com a colaboração da revista INFRA. Demos um importante passo com a fundação, mas muito mais com a consolidação da associação, o fortalecimento da profissão, o surgimento de cursos de Facilities em diversos níveis e sem esquecer a presença do Brasil em eventos no exterior e quando a ABRAFAC traz expoentes internacionais para palestrar no Brasil.

Como você vê o crescimento do mercado de Facilities no Brasil?

O Brasil é um grande mercado. Basta você colocar em perspectiva o tamanho do PIB, a população e o crescimento das cidades. É inevitável que o mercado se profissionalize porque a economia vai demandar isso e quem estiver preparado, instruído e bem posicionado irá aproveitar as oportunidades.

Quais competências você acredita que sejam essenciais para ser um bom Facility Manager?

O Facility Manager precisa conhecer as modernas técnicas de gestão de edifícios como Green Building, Eficiência Energética, Planejamento Orçamentário e de Investimentos, além de gestão de pessoas pois tudo que o Facility planeja é executado por pessoas para pessoas. O desenvolvimento da inteligência emocional para lidar com a pressão das organizações e também ser auto motivado. Penso ainda que uma competência muito importante é o autoconhecimento, pois sem ele o indivíduo não estará feliz e somente quem está feliz trabalha bem e com o verdadeiro brilho nos olhos.

Qual sua mensagem para os jovens que estão indecisos em entrar para a área de Facilities?

 

É muito natural que um profissional jovem, recém-saído da faculdade, pergunte-se sobre qual carreira ou área se dedicar. Para eles eu digo que a área de Facilities é ideal para aqueles que gostam de interagir com pessoas e fazer acontecer, para aqueles que acreditam que podem fazer a diferença onde a valorização e o reconhecimento não são imediatos.  Qualquer empresa sempre terá um trabalho precisando ser feito por um profissional de Facilities, as oportunidades são inúmeras.