Encontro Nacional de Facilities reúne mais de 200 profissionais

No evento foram discutidos temas como liderança, KPIs e tecnologia

O Encontro Nacional de Facilities, patrocinado pelo Grupo Facilities Services e pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) reuniu mais de 200 profissionais e teve como parte de suas discussões temas como tecnologia, indicadores de desempenho e liderança. Com abertura realizada por Fátima Sousa, diretora do Grupo Facilities Services e José Pedro Perozzi, atual presidente do GAS, o evento também contou com a mediação de outras lideranças do mercado, como Clara Barreiros, diretora de Facilities da Abralimp; Andréa Cerqueira, atual presidente do Mulheres de Facilities;  Gabriella Marques, diretora de eventos da Corenet e Severiano Santos, atual presidente do Grupas.

Luciano Brunherotto, Presidente da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac), Thiago Santana, Vice-Presidente e Cristiano Mantovani, Diretor Tesoureiro falaram sobre a participação na Conferência Europeia 2017 e a importância de mostrar um pouco do Brasil e sobre a realidade do FM no país.

O Presidente da Abralimp, Sandro Haim, palestrou sobre como avaliar a qualidade da limpeza e a necessidade de ter parâmetros para medir os resultados e saber se o valor cobrado pelo serviço está correto.

Haim também alertou para a importância da higiene em um ambiente, interferindo diretamente na saúde das pessoas. De acordo com dados apresentados na palestra, são perdidos cerca de 7 dias por ano por colaborador doente, resultando em um prejuízo de $ 225,8 bilhões.

O encontro também contou com a participação de Juliana Dias, FM da 99 Táxi e Marco Vasquinho, Consultor Associado da Smart Facilities, falando sobre KPIs (key performance indicator) pela visão do tomador e do prestador de serviços.

Juliana falou sobre as diferenças e desafios de atuar como Facilities em uma startup e Vasquinho deu exemplos de como as análises dos KPIs podem ser otimizadas através do uso de dashboards.

A Master Neuro Coach, Marynês Freixo Pereira, abordou sobre liderança e como a neurociência pode ajudar ter mais foco e dar o incentivo necessário para que os funcionários sejam mais engajados.

Ela explicou que as pessoas sentem a necessidade de estar em comunidade e saber que o seu trabalho é importante, mas por outro lado, também precisam de autonomia para ter mais comprometimento.

 

Internet das Coisas

Internet das Coisas ou IoT (Internet of Things) é o uso de tecnologias como sensores, aplicativos ou softwares em nuvem que dão nova função a objetos do cotidiano conectando-os à internet. Essa é uma realidade que promete influenciar a sociedade como um todo, assim como as empresas e profissões.

Mas qual o papel da tecnologia no trabalho do Facility?

Esse foi um assunto muito comentado durante o Encontro e, em especial, no painel com participação da Abrafac por ter sido um tema de grande discussão durante a Conferência Europeia 2017. 

Uma das projeções é que em breve poderão ser usados sensores em pulseiras, para ler informações como o estado emocional e, a partir disso, o ambiente reagiria para melhorar o humor da pessoa.

“Expanda isso para a recepção de um hotel ou de um escritório, as oportunidades são incríveis”, comenta Thiago Santana.

A Internet das Coisas mudará a realidade do FM no futuro e isso é algo que não está distante de acontecer, devido ao ritmo em que a tecnologia avança a cada dia em escala exponencial.

 

Saiba mais sobre Internet das Coisas no vídeo: