Soluções para os desafios do mercado de Facilities

O mundo muda em uma velocidade cada vez maior, exigindo agilidade, adaptação e uma gestão otimizada de recursos. Especificamente para o mercado de Facilities, os desafios envolvem a necessidade de fazer com que o ambiente de trabalho acompanhe as transformações, sendo atual, adequado e funcional. 

Para identificar alguns destes principais desafios, usaremos como fonte uma pesquisa realizada pela CORT com os participantes do IFMA World Workplace de mais de 30 indústrias.

O gerenciamento do espaço é um desafio para o FM

Segundo o estudo, 92% dos entrevistados usam parte de seus recursos limitados para manter e armazenar móveis não utilizados e desatualizados e 48% usam cerca de ¼ do espaço para estocar móveis de escritório em desuso. 

Na visão de um Facilities Manager atualizado e dedicado a propor melhorias, espaço é um item a ser gerenciado com o maior aproveitamento possível. Logo, desperdiçá-lo com a estocagem de móveis sem uso é um desserviço à gestão. Uma forma de repensar a questão acima é entender o mobiliário não como um ativo imobilizado, mas sim com um serviço. Portanto, contratá-lo sob demanda.

Outro resultado da pesquisa revelou que 35% dos entrevistados, planejam atualizar o ambiente de trabalho em até um ano. Se comparamos o prazo ao passado, percebe-se que atualmente as modificações acontecem em um ritmo muito acelerado. Há algumas décadas, o escritório era mantido inalterado por longos períodos. É possível interpretar esta mudança como mais um dos muitos reflexos de uma sociedade impactada pela velocidade das transformações.

À vista disso, o mercado de Facilities tem o desafio de auxiliar nestes processos, assegurando o mínimo de interferência à rotina e ao trabalho. Além do presente em transição, as perspectivas são de que o escritório continue a demandar cada vez mais revitalização de ambientes, acompanhamento das mudanças e otimização de recursos. Consequentemente, os desafios dos gestores de Facilities devem seguir paralelos às transformações, exigindo soluções que atendam à principal necessidade de hoje e de amanhã: flexibilidade.

_______________________________________________________________

Este conteúdo foi especialmente oferecido pela John Richard, maior empresa de aluguel de móveis para escritórios e residências do Brasil. Especializada em atender todo o ciclo da locação de mobiliário, assegura flexibilidade, agilidade e qualidade na gestão de ativos. Saiba mais aqui.

Leia também: 

POR DENTRO DA MELICIDADE

DO MARKETING À GESTÃO DE FACILITIES

COMO É SER FM EM UMA STARTUP