MEG 21: modelo de referência para um cenário de mudanças exponenciais

Por Marcos Bardagi, gerente de Portfólio, Operações e Conhecimento da FNQ

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), foi atualizado e está em sua 21ª edição. Fruto do cuidado extremo que temos para mantermos o modelo alinhado com as mudanças de cenário, incorporamos novos processos e aprimoramos antigos, visando sempre a mantê-lo como uma referência para as organizações que buscam o aperfeiçoamento contínuo. Sendo assim, ele surge de um trabalho incansável de nosso núcleo técnico, o qual, por três anos, debruçou-se sobre o desafio de tornar o MEG ainda mais completo.

Leia mais

Brasil Base Zero - BBZ

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Uma família normal, em qualquer lugar do mundo, no seu dia a dia, precisa manter os gastos da casa sob controle, sem o que não sobreviverá. A primeira coisa a fazer é saber o quanto ganha, ou seja, o que entra no final do mês como fruto do trabalho honesto. Depois, é fazer a conta de tudo o que gasta: água, energia, gás, saúde, educação, aluguel e compras de supermercado. É preciso conhecer as despesas fixas e as variáveis, as necessárias e as desejáveis. Caso as despesas não caibam nas receitas, é preciso priorizar. Não há, portanto, muito segredo na administração de uma casa - é uma relação entre receita e despesa. Eficácia e eficiência são as palavras-chave da economia doméstica, desde que se tenha os princípios éticos como base.

Leia mais

A conta poderia fechar se não fosse a torneira aberta

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Vimos as tentativas do governo em estancar a sangria dos cofres públicos buscando novas receitas. O aumento do PIS/COFINS sobre combustíveis foi um tiro pela culatra. O fato é que o poder público enfrenta o pior resultado fiscal desde o início da série em dezembro de 2001 com déficit primário de R$ 19,552 bilhões em junho e as previsões para os próximos meses não são animadoras.

Leia mais

Déjà vu político

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

A cena se repete com um misto de sentimentos de já termos presenciado a situação há tempos, como retrata a famosa expressão francesa déjà vu. Após os últimos acontecimentos envolvendo o presidente Temer e o empresário da JBS, Joesley Batista, o Congresso Nacional entra em colapso, o empresariado retorna ao estado de apreensão e a população se decepciona e volta a protestar nas ruas. E o Brasil entra, novamente, em seu ciclo de instabilidade.

Leia mais

Como implementar um programa de compliance na sua empresa

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Não é novidade que o tema compliance ganhou força nas organizações e na sociedade depois da deflagração da operação Lava-Jato, de outros escândalos similares e da vigência da Lei Anticorrupção. É sabido, também, que as empresas envolvidas em atos de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira estão sob uma legislação muito mais rigorosa perante o judiciário.

Leia mais

Seu sucesso depende da performance da sua equipe

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

O bom desempenho de uma organização depende de diversos fatores: liderança, estratégias, planos, processos, pessoas, conhecimento e informação. Tudo harmonizado por meio de um sistema de gestão que busque continuamente a excelência. Alguns empreendedores ainda acreditam que sucesso nos negócios é decorrente apenas do faturamento e dos resultados financeiros imediatos. Esse pensamento pode ser fatal, já que a empresa depende do alinhamento de diversos outros elementos até atingir um objetivo primordial, que se sustente no longo prazo.

Leia mais