Nem direita e nem esquerda, a gestão do Brasil precisa ser o centro das atenções

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Não há como negar que estamos no meio de uma das maiores crises social, política, econômica e ética da história do Brasil. Somos vítimas de nós mesmos: os políticos e governantes, pela desonestidade e incapacidade de gerir os recursos em favor da população; os empresários, por terem sido coniventes, em troca de conveniências; e a sociedade (nós), por termos nos deixado enganar com promessas vazias, que nos levaram a fazer escolhas erradas.

Leia mais

Gestão feminina: liderança que transforma

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Recente pesquisa realizada pela McKinsey mostrou que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% as chances de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média. A Schneider Electric, fabricante de equipamentos eletroeletrônicos, constatou que, internamente, as áreas que apresentam melhores resultados são aquelas com mais diversidade. No Brasil, as mulheres são maioria dos estudantes de ensino superior e representam 60% dos brasileiros que já concluíram uma faculdade. Nos Estados Unidos, há três décadas, as mulheres constituem a maioria dos alunos em universidades.

Leia mais

Brasil 2018: é tempo de transformação!

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Saindo de um ano de significativas incertezas, o início de 2018 dá sinais de que um processo de recuperação da economia global está em curso, puxado não apenas pela expansão dos emergentes, Índia e China, mas também pelas transformações sociais, políticas e econômicas empreendidas pelos países desenvolvidos.

Leia mais

MEG 21: modelo de referência para um cenário de mudanças exponenciais

Por Marcos Bardagi, gerente de Portfólio, Operações e Conhecimento da FNQ

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), foi atualizado e está em sua 21ª edição. Fruto do cuidado extremo que temos para mantermos o modelo alinhado com as mudanças de cenário, incorporamos novos processos e aprimoramos antigos, visando sempre a mantê-lo como uma referência para as organizações que buscam o aperfeiçoamento contínuo. Sendo assim, ele surge de um trabalho incansável de nosso núcleo técnico, o qual, por três anos, debruçou-se sobre o desafio de tornar o MEG ainda mais completo.

Leia mais

Brasil Base Zero - BBZ

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Uma família normal, em qualquer lugar do mundo, no seu dia a dia, precisa manter os gastos da casa sob controle, sem o que não sobreviverá. A primeira coisa a fazer é saber o quanto ganha, ou seja, o que entra no final do mês como fruto do trabalho honesto. Depois, é fazer a conta de tudo o que gasta: água, energia, gás, saúde, educação, aluguel e compras de supermercado. É preciso conhecer as despesas fixas e as variáveis, as necessárias e as desejáveis. Caso as despesas não caibam nas receitas, é preciso priorizar. Não há, portanto, muito segredo na administração de uma casa - é uma relação entre receita e despesa. Eficácia e eficiência são as palavras-chave da economia doméstica, desde que se tenha os princípios éticos como base.

Leia mais

A conta poderia fechar se não fosse a torneira aberta

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Vimos as tentativas do governo em estancar a sangria dos cofres públicos buscando novas receitas. O aumento do PIS/COFINS sobre combustíveis foi um tiro pela culatra. O fato é que o poder público enfrenta o pior resultado fiscal desde o início da série em dezembro de 2001 com déficit primário de R$ 19,552 bilhões em junho e as previsões para os próximos meses não são animadoras.

Leia mais

Déjà vu político

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

A cena se repete com um misto de sentimentos de já termos presenciado a situação há tempos, como retrata a famosa expressão francesa déjà vu. Após os últimos acontecimentos envolvendo o presidente Temer e o empresário da JBS, Joesley Batista, o Congresso Nacional entra em colapso, o empresariado retorna ao estado de apreensão e a população se decepciona e volta a protestar nas ruas. E o Brasil entra, novamente, em seu ciclo de instabilidade.

Leia mais

Como implementar um programa de compliance na sua empresa

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Não é novidade que o tema compliance ganhou força nas organizações e na sociedade depois da deflagração da operação Lava-Jato, de outros escândalos similares e da vigência da Lei Anticorrupção. É sabido, também, que as empresas envolvidas em atos de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira estão sob uma legislação muito mais rigorosa perante o judiciário.

Leia mais

Seu sucesso depende da performance da sua equipe

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

O bom desempenho de uma organização depende de diversos fatores: liderança, estratégias, planos, processos, pessoas, conhecimento e informação. Tudo harmonizado por meio de um sistema de gestão que busque continuamente a excelência. Alguns empreendedores ainda acreditam que sucesso nos negócios é decorrente apenas do faturamento e dos resultados financeiros imediatos. Esse pensamento pode ser fatal, já que a empresa depende do alinhamento de diversos outros elementos até atingir um objetivo primordial, que se sustente no longo prazo.

Leia mais