1º de maio: respeito ao trabalho, aos trabalhadores e ao Brasil

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Em respeito aos 210 milhões de brasileiros e aos 13,1 milhões de desempregados, dediquei o feriado de 1º de maio de 2019 para a elaboração deste artigo. Confesso que o estado de indignação foi o meu maior fator motivador e catalisador.

Desde a pré-história aos dias de hoje, o mais importante pilar do progresso da humanidade é a capacidade de produzir. Os sistemas econômicos são responsáveis por um processo de execução, transformando o trabalho humano, as reservas naturais e os recursos instrumentais em entregas de valor para a sociedade. Dessa forma, são estabelecidos os fluxos econômicos - a geração de renda, os dispêndios, a poupança e os investimentos -, resultantes da capacidade de produzir, que é a atividade econômica fundamental.

Leia mais

Sustentabilidade na área de Facilities: Como o FM pode contribuir para o meio ambiente?

Confira a conversa que tivemos com Graziela Prado, Secretária Executiva e Gestora de Serviços Gerais da Hughes, sobre as ações sustentáveis adotadas pela empresa

De acordo com um estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico e um dos que menos recicla. O descarte chega a 11,3 toneladas de resíduos ao ano, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia.

Leia mais

Gestão dos Ativos: ser responsável dá lucro e constrói reputação

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Qualquer empreendimento, seja público ou privado, de qualquer porte, setor ou natureza, tem a responsabilidade socioeconômica de utilizar bem os recursos disponíveis, executar com qualidade, eficácia e eficiência e entregar valor para a sociedade. O desempenho organizacional é medido pela relação entre o valor gerado e os recursos despendidos e é o que garante a longevidade do empreendimento.  

Leia mais

"A área de Facilities é uma das ferramentas para aumentar o engajamento dos funcionários"

Confira a entrevista com Carlos Bauke, Head de Compras & Facilities na CVC Corp

Carlos Bauke é Head de Compras & Facilities na CVC Corp, onde atua há sete anos. Com MBA em Gestão Empresarial e 30 anos de experiência, já trabalhou em empresas como Santander, Vivo, Pueri Domus, BankBoston e Bombril, com realizações nas áreas de Compras, Facilities, Gestão & Otimização de Gastos, Controladoria, Contabilidade e Finanças.

Leia mais

Criação de Grupo de Facilities em Brasília

Evento reuniu pela primeira vez profissionais que atuam na região e tem como objetivo aumentar o networking e a troca de conhecimento

Em 8 de abril aconteceu o 1º Encontro dos Profissionais de Facilities de Brasília, uma iniciativa importante que ajuda a fortalecer o mercado por meio da troca de experiências entre os profissionais da região. O evento aconteceu no Centro Empresarial CNC e contou com palestra sobre o mercado livre de energia elétrica. Ao final do evento foi oferecido um coffee-break para integrar os participantes.

Leia mais

Facilities Services é selecionada para o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Procter & Gamble

Fátima Sousa, sócia do Grupo Facilities Services, foi selecionada junto a outras 24 empresárias para participar do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Procter & Gamble. Uma iniciativa global, que conta com o apoio da WEConnect International - uma rede que identifica, educa, registra e certifica a maioria das empresas pertencentes a mulheres e as conecta a compradores qualificados e empresas multinacionais como a P&G em todo o mundo.

Leia mais

Cidadania e protagonismo femininos

Por Roni Enara Rodrigues, diretora executiva do Sistema Observatório Social do Brasil

Ao longo da história da humanidade, entre a luta de classes e de gênero, muitas mulheres foram protagonistas de mudanças sociais, econômicas, políticas e religiosas. Mas não é desse enfoque que eu quero falar neste 8 de março. Quero falar do quanto o Brasil precisa de nós, cidadãs!

Leia mais

Cursos de Facilities – Optar pelo EAD ou presencial?

Os profissionais que atuam na área de gestão de facilities têm sido cada vez mais reconhecidos como fundamentais para o bom funcionamento das empresas, contribuindo para a redução de custos, além de proporcionar conforto e segurança para os usuários. Com essa valorização e profissionalização do setor, o gestor tem mais desafios e, para superá-los, a busca constante por conhecimento é fundamental.

Leia mais

Design thinking na área de Facilities

Provavelmente você já ouviu falar sobre o termo design thinking, mas você sabe como ele pode ser aplicado? Essa é uma metodologia que pode mudar sua forma de enxergar soluções e lhe mostrar que a criatividade e a inovação não são coisas exclusivas de profissões ligadas à arte ou tecnologia. Mas antes de explicar como você, Facility Manager, pode trazer esse recurso para o seu dia a dia, vamos falar sobre como ele surgiu.

Leia mais

Grupo Facilities Services recebe o troféu Indicados INFRA

Com cerca de 1500 alunos formados e 7 anos de atuação no mercado de Facilities, o Grupo Facilities Services foi premiado na 4ª edição do troféu Indicados INFRA, na categoria cursos de Facilities. As empresas participantes foram reconhecidas pela excelência e qualidade na prestação de serviços e produtos na área de FM.

Leia mais

Facilities com toque feminino

Conheça a história de cinco mulheres, que têm muito a compartilhar sobre esta área apaixonante e desafiadora

Todos os dias temos motivos para parabenizar mulheres de diferentes áreas de atuação, por obstáculos superados, pela qualidade do trabalho e pela capacidade de usar sua sensibilidade para encontrar soluções de maneira brilhante.

Leia mais

O que aprender com o Dia Mundial da Qualidade?

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Desde a pré-história, o modo de gerenciar empreendimentos sempre evoluiu, possibilitando que pequenas iniciativas se transformassem, ao longo dos anos, em grandes grupos transnacionais. De forma evolutiva, os conceitos foram se aprimorando, por meio de técnicas e ferramentas, para que as empresas se tornassem mais produtivas, eficazes, eficientes, lucrativas, sustentáveis e competitivas.

Leia mais

Brumadinho: a gestão na lama

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Sendo o primeiro artigo do ano, pensei em escrever algo mais otimista, já que, com as mudanças no governo, quase todos os brasileiros, com exceção de uma certa minoria, têm a expectativa e torcem para que as coisas comecem a dar certo.

Leia mais

Normas ISO para a área de FM

Os padrões que poderão ser adotados mundialmente, são uma iniciativa importante para a melhoria dos serviços e para a valorização da área

O trabalho do Facility Manager tem se tornado cada vez mais importante para o sucesso das empresas, isso porque depende deste profissional manter um bom espaço de trabalho para os colaboradores, melhorar a eficiência do ambiente, ajudando a reduzir custos, além de incentivar medidas mais sustentáveis.

Leia mais

„Keiner ist unnütz, er kann immer noch als schlechtes Beispiel dienen!“

Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Dia Internacional Contra a Corrupção

Deve ter causado estranheza o fato de se colocar uma frase da cultura alemã no título de um artigo publicado aqui no Brasil. Em uma tradução livre, a mensagem é muito simples: „Ninguém é inútil, ele ainda pode servir como mau exemplo“. Esta frase me marcou, quando, no início dos anos 90, participei de uma reunião em Munique, na Alemanha, onde estava residindo e trabalhando. No decorrer do texto, ficará clara a analogia pretendida.

Leia mais

Projeto de apoio a refugiados

Sabemos que buscar um recomeço em um novo país é desafiador e para ajudar as pessoas que buscam por oportunidades de trabalho, o Grupo Facilities Services (que já possui um projeto social) concedeu em parceria com o Comitê Refugiados do Grupo Mulheres do Brasil, uma bolsa de estudos aos refugiados mediante processo seletivo. Sadi Nzambi foi o primeiro aluno neste projeto e no sábado (8) recebeu o certificado do curso Gestão Operacional de Facilities.

Leia mais

FNQ 27 anos: a boa gestão sempre dá o melhor retorno

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Neste mês, precisamente no dia 11 de outubro, a FNQ completa 27 anos. Desde a sua criação, para dar continuidade ao PBQP - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, a Fundação vem cumprindo a sua nobre missão de apoiar, capacitar e instrumentalizar as organizações, públicas e privadas, para que busquem incessantemente a excelência por meio da gestão, tendo a coragem, a determinação e a flexibilidade de reinventar-se, em resposta aos cenários cada vez mais disruptivos e incontroláveis.

Leia mais