FNQ 27 anos: a boa gestão sempre o melhor retorno

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Neste mês, precisamente no dia 11 de outubro, a FNQ completa 27 anos. Desde a sua criação, para dar continuidade ao PBQP - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, a Fundação vem cumprindo a sua nobre missão de apoiar, capacitar e instrumentalizar as organizações, públicas e privadas, para que busquem incessantemente a excelência por meio da gestão, tendo a coragem, a determinação e a flexibilidade de reinventar-se, em resposta aos cenários cada vez mais disruptivos e incontroláveis.

Leia mais

Gestão em chamas: descaso, imoralidade, incompetência e irresponsabilidade

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Há uma semana, o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi consumido pelas chamas de um trágico incêndio, que protagonizou a maior perda histórica e científica do País. O mundo se comoveu e o Brasil contabilizou mais uma vergonha, entre tantas que temos exibido nos últimos anos. Se a nossa reputação estava reduzida a um frangalho, agora se transformou em cinzas, perante à comunidade internacional e a alguns poucos da sociedade brasileira, já que a maioria, de tão descrente ou por desconhecimento, achou normal o acontecido.

Leia mais

Facilities Management a favor das metodologias criativas

Os profissionais de Facilities precisam acompanhar as transformações do universo corporativo a fim de assegurar que a gestão auxilie nas transições, além de viabilizar uma estrutura adequada às necessidades de cada momento. Um exemplo deste processo são as mudanças motivadas por novas metodologias de trabalho, que demandam readequações no escritório, na rotina do espaço e nos processos administrativos.

Leia mais

Sistema fotovoltaico em geração distribuída

Entre os anos de 2014 e 2016, as adesões ao modelo de geração distribuída quadruplicaram no Brasil, saindo de 424 conexões para 1.930, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Ainda segundo a própria Agência, o potencial de crescimento é muito grande. Hoje cerca de 90% das instalações de geração distribuída no país correspondem a esse tipo de tecnologia.

Leia mais

O País que queremos ou o País que precisamos? Um plano de gestão para o Brasil

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

As eleições presidenciais se aproximam. Alianças, conchavos e coligações entre políticos descreditados e a vergonhosa quantidade de 35 partidos, com base no oportunismo, definem os seus candidatos. O povo faz uso das mídias sociais e posta mensagens e imagens sobre “que País que queremos”. Educação, saúde, economia, empregos, bem-estar, segurança, infraestrutura, honestidade e melhor uso dos recursos continuam a ser os itens mais requisitados. Por sorte dos dirigentes atuais, o brasileiro é, por natureza, paciente e resiliente.

Leia mais

Gestão de recursos: comprar ou alugar?

Percebe-se o crescimento da mentalidade de uso apoiado no entendimento de que alguns recursos têm valor na utilização, sendo, portanto, menos necessário possuí-los. Essa mudança de mindset tem relação direta com uma sociedade voltada à eficiência. Além dos benefícios de flexibilidade administrativa e gerenciamento de custos, o foco em uso (aluguel) também é vantajoso sob o viés sustentável. Enquanto a compra de recursos abre espaço para questões como desuso e descarte, a locação promove o uso circular e restrito à necessidade real.

Leia mais

Direcione suas habilidades à performance

O dia a dia do FM envolve diversos desafios que demandam uma performance eficiente e ascendente. Além disso, a área abrange inúmeras necessidades operacionais, que exigem profissionais com habilidades variadas. Como o desempenho do Facility Manager impacta na atuação e na rotina de todos de uma empresa, pode-se afirmar que a performance deste profissional impacta no desempenho dos demais. Logo, a evolução da performance do FM pode criar um ciclo favorável para todo o negócio.

Leia mais

7 de julho - Dia Internacional do Cooperativismo

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Qualquer empreendimento humano é responsável pela execução de um processo de transformação de recursos em valor para a sociedade. Esse conceito aplica-se a qualquer tipo de organização e instituição, de qualquer porte, setor ou natureza.

Leia mais

A apatia empresarial diante de um Brasil sem gestão

Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Em resposta à abertura comercial do Brasil, ocorrida no início da década de 90, o governo brasileiro, juntamente com dirigentes de empresas privadas, acompanhando uma tendência mundial, criou o PBQP - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade. O fator motivador que desencadeou o programa, e que feriu o brio dos brasileiros, foi quando os carros aqui produzidos foram comparados a carroças: “Como vamos competir no mercado internacional com estas carroças que produzimos aqui?” Não há como negar que a reação de mobilizar o País, para a busca da qualidade dos nossos produtos, foi uma atitude sensata, de comprometimento e compromisso com o futuro do Brasil.

Leia mais

Gestão feminina: liderança que transforma

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Recente pesquisa realizada pela McKinsey mostrou que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% as chances de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média. A Schneider Electric, fabricante de equipamentos eletroeletrônicos, constatou que, internamente, as áreas que apresentam melhores resultados são aquelas com mais diversidade. No Brasil, as mulheres são maioria dos estudantes de ensino superior e representam 60% dos brasileiros que já concluíram uma faculdade. Nos Estados Unidos, há três décadas, as mulheres constituem a maioria dos alunos em universidades.

Leia mais

ABRAFAC: a oportunidade do profissional de Facilities construir uma jornada de sucesso

A organização global de pesquisa e consultoria Frost & Sullivan divulgou um estudo revelando que até 2025, o mercado de terceirização de serviços de FM valerá US$ 1 trilhão. Cada vez mais complexo, com o tempo, o setor vai se tornando mais conhecido e oferecendo aos seus profissionais novos desafios. 

Seguindo esse crescimento, a ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities) foi criada, em 2004, com a missão de promover a capacitação e reconhecimento do profissional de Facilities, atuando como protagonista e catalisador no desenvolvimento do setor frente a mercados, governos e sociedade.

Leia mais

Carnaval 2018: aulas de gestão e cidadania no sambódromo

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Apesar das urgências que estão a nos impor outra dinâmica de vida e trabalho, o velho ditado de que, no Brasil, o ano novo só começa após o carnaval ainda é uma realidade para alguns. Entretanto, para a felicidade de uns e infelicidade de muitos, esta imagem do Brasil começa a se desfazer. Os comprometidos e bem-intencionados - cidadãs e cidadãos de verdade -, no afã de transformar o Brasil, trabalham antes, durante e depois do carnaval.

Leia mais

Nem direita e nem esquerda, a gestão do Brasil precisa ser o centro das atenções

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Não há como negar que estamos no meio de uma das maiores crises social, política, econômica e ética da história do Brasil. Somos vítimas de nós mesmos: os políticos e governantes, pela desonestidade e incapacidade de gerir os recursos em favor da população; os empresários, por terem sido coniventes, em troca de conveniências; e a sociedade (nós), por termos nos deixado enganar com promessas vazias, que nos levaram a fazer escolhas erradas.

Leia mais

Soluções para os desafios do mercado de Facilities

O mundo muda em uma velocidade cada vez maior, exigindo agilidade, adaptação e uma gestão otimizada de recursos. Especificamente para o mercado de Facilities, os desafios envolvem a necessidade de fazer com que o ambiente de trabalho acompanhe as transformações, sendo atual, adequado e funcional. 

Para identificar alguns destes principais desafios, usaremos como fonte uma pesquisa realizada pela CORT com os participantes do IFMA World Workplace de mais de 30 indústrias.

Leia mais

Aluguel: mentalidade de uso em expansão

Há uma mudança comportamental acontecendo a plenos vapores na sociedade. Em diversas esferas, percebemos a cultura do ter sendo alterada pela cultura do usar. São muitos os motivos desta transformação, mas alguns se repetem com mais frequência: economia, flexibilidade e a conveniência do serviço. Há algumas décadas, seriam impensáveis serviços com Uber e Airbnb. A mentalidade era de posse e as buscas eram pela casa própria e pelo carro próprio. Portanto, pensar em compartilhar estes itens não era cabível em um cenário que reforçava o individualismo. Além é claro da tecnologia que ainda não estava madura para viabilizar formatos como estes.

Leia mais

Por dentro da Melicidade

Um lugar que pensa totalmente no bem-estar dos funcionários e nunca para de inovar

Ocupando 33.000 metros quadrados, a sede do Mercado Livre, ou Melicidade como foi chamada, inaugurou em 2016 com capacidade para 2.000 colaboradores. O espaço foi inspirado em empresas inovadoras do Vale do Silício, como Facebook e Apple. Toda a estrutura foi planejada para proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários, aproximar clientes, parceiros de negócios e promover a sustentabilidade.

Leia mais

FM: Uma profissional movida por desafios

Márcia Ribeiro, responsável pela gestão do edifício Quadra Hungria, fala sobre as principais qualidades que um Facility Manager deve ter

Com 17 anos de experiência na área de Facilities, Márcia Ribeiro hoje atua na FMG – Facilites Management Group e é responsável pela gestão do edifício Quadra Hungria, um espaço com 20.000 m², no Jardim Europa, em São Paulo.

Ela iniciou sua carreira na Editora Globo, participando de projetos de implantação de infraestrutura para novos negócios da Condé Nast – VOGUE, Editora Meio & Mensagem e a mudança do Jornal Valor Econômico.

Leia mais

Brasil 2018: é tempo de transformação!

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Saindo de um ano de significativas incertezas, o início de 2018 dá sinais de que um processo de recuperação da economia global está em curso, puxado não apenas pela expansão dos emergentes, Índia e China, mas também pelas transformações sociais, políticas e econômicas empreendidas pelos países desenvolvidos.

Leia mais