Gestão do espaço: mobiliário flexível para ambientes educacionais

O gerenciamento de espaços é uma importante função do Facility Management, o que demanda táticas eficientes. Para isso, conhecer boas práticas do mercado e resultados positivos pode servir de inspiração e referência para tomadas de decisão estratégicas. Neste artigo, abordaremos os ambientes educacionais, compartilhando o case da John Richard em atendimento ao Grupo DARYUS, empresa especializada em gestão de riscos, que possui uma unidade de negócios focada em educação de 3° grau e cursos profissionais.

Leia mais

"Usar novas tecnologias, pode ajudar a área de Facilities a emplacar novos projetos"

Com experiência na área de Facilities de grandes empresas de tecnologia como OLX, Cast Group e Certisign, Lucas Iak atualmente é Gerente de Serviços e Patrimônio do Banco Pine.

Pós-graduado em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas e com MBA especializado em Tecnologia da Informação, possui amplo conhecimento em de gestão de contratos nas áreas de segurança patrimonial, serviços gerais, viagens, infraestrutura de TI e Real Estate.

Leia mais

Benefícios da energia solar para empresas

Com as linhas de crédito abertas pelo governo e pela iniciativa privada, ficou mais fácil implantar projetos de geração de energia fotovoltaica

Não podemos negar que hoje em dia, temas ligados à preservação do meio ambiente estão em evidência. Por um lado, pela urgência do planeta em preservar seus recursos naturais e por outro, devido ao aumento da consciência de parte da sociedade, sobre o impacto de nossas ações. Junto com essa conscientização há, justamente, uma pressão para que as empresas assumam sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável.

Leia mais

Workplace Experience e Pulmão de Reforma

Obras e reformas demandam uma Gestão de Facilities atenta às necessidades e cuidadosa com os colaboradores. Acomodar o time é uma exigência crítica e constante do gerenciamento do escritório. Entretanto, as estratégicas precisam ser específicas durante retrofits a fim de controlar os impactos e evitar transtornos. Junto às questões de segurança e condições ideais para o trabalho, uma atmosfera propícia à produtividade e conforto precisam ser priorizados. Para isso, é ideal que o momento conte com estruturas que suportem às mudanças e que ofereçam uma experiência positiva no workplace.

Leia mais

1º de maio: respeito ao trabalho, aos trabalhadores e ao Brasil

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Em respeito aos 210 milhões de brasileiros e aos 13,1 milhões de desempregados, dediquei o feriado de 1º de maio de 2019 para a elaboração deste artigo. Confesso que o estado de indignação foi o meu maior fator motivador e catalisador.

Desde a pré-história aos dias de hoje, o mais importante pilar do progresso da humanidade é a capacidade de produzir. Os sistemas econômicos são responsáveis por um processo de execução, transformando o trabalho humano, as reservas naturais e os recursos instrumentais em entregas de valor para a sociedade. Dessa forma, são estabelecidos os fluxos econômicos - a geração de renda, os dispêndios, a poupança e os investimentos -, resultantes da capacidade de produzir, que é a atividade econômica fundamental.

Leia mais

Sustentabilidade na área de Facilities: Como o FM pode contribuir para o meio ambiente?

Confira a conversa que tivemos com Graziela Prado, Secretária Executiva e Gestora de Serviços Gerais da Hughes, sobre as ações sustentáveis adotadas pela empresa

De acordo com um estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico e um dos que menos recicla. O descarte chega a 11,3 toneladas de resíduos ao ano, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia.

Leia mais

Gestão dos Ativos: ser responsável dá lucro e constrói reputação

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Qualquer empreendimento, seja público ou privado, de qualquer porte, setor ou natureza, tem a responsabilidade socioeconômica de utilizar bem os recursos disponíveis, executar com qualidade, eficácia e eficiência e entregar valor para a sociedade. O desempenho organizacional é medido pela relação entre o valor gerado e os recursos despendidos e é o que garante a longevidade do empreendimento.  

Leia mais

"A área de Facilities é uma das ferramentas para aumentar o engajamento dos funcionários"

Confira a entrevista com Carlos Bauke, Head de Compras & Facilities na CVC Corp

Carlos Bauke é Head de Compras & Facilities na CVC Corp, onde atua há sete anos. Com MBA em Gestão Empresarial e 30 anos de experiência, já trabalhou em empresas como Santander, Vivo, Pueri Domus, BankBoston e Bombril, com realizações nas áreas de Compras, Facilities, Gestão & Otimização de Gastos, Controladoria, Contabilidade e Finanças.

Leia mais

Criação de Grupo de Facilities em Brasília

Evento reuniu pela primeira vez profissionais que atuam na região e tem como objetivo aumentar o networking e a troca de conhecimento

Em 8 de abril aconteceu o 1º Encontro dos Profissionais de Facilities de Brasília, uma iniciativa importante que ajuda a fortalecer o mercado por meio da troca de experiências entre os profissionais da região. O evento aconteceu no Centro Empresarial CNC e contou com palestra sobre o mercado livre de energia elétrica. Ao final do evento foi oferecido um coffee-break para integrar os participantes.

Leia mais

Facilities Services é selecionada para o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Procter & Gamble

Fátima Sousa, sócia do Grupo Facilities Services, foi selecionada junto a outras 24 empresárias para participar do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Procter & Gamble. Uma iniciativa global, que conta com o apoio da WEConnect International - uma rede que identifica, educa, registra e certifica a maioria das empresas pertencentes a mulheres e as conecta a compradores qualificados e empresas multinacionais como a P&G em todo o mundo.

Leia mais

Design thinking na área de Facilities

Provavelmente você já ouviu falar sobre o termo design thinking, mas você sabe como ele pode ser aplicado? Essa é uma metodologia que pode mudar sua forma de enxergar soluções e lhe mostrar que a criatividade e a inovação não são coisas exclusivas de profissões ligadas à arte ou tecnologia. Mas antes de explicar como você, Facility Manager, pode trazer esse recurso para o seu dia a dia, vamos falar sobre como ele surgiu.

Leia mais

Facilities com toque feminino

Conheça a história de cinco mulheres, que têm muito a compartilhar sobre esta área apaixonante e desafiadora

Todos os dias temos motivos para parabenizar mulheres de diferentes áreas de atuação, por obstáculos superados, pela qualidade do trabalho e pela capacidade de usar sua sensibilidade para encontrar soluções de maneira brilhante.

Leia mais

Cidadania e protagonismo femininos

Por Roni Enara Rodrigues, diretora executiva do Sistema Observatório Social do Brasil

Ao longo da história da humanidade, entre a luta de classes e de gênero, muitas mulheres foram protagonistas de mudanças sociais, econômicas, políticas e religiosas. Mas não é desse enfoque que eu quero falar neste 8 de março. Quero falar do quanto o Brasil precisa de nós, cidadãs!

Leia mais

Brumadinho: a gestão na lama

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Sendo o primeiro artigo do ano, pensei em escrever algo mais otimista, já que, com as mudanças no governo, quase todos os brasileiros, com exceção de uma certa minoria, têm a expectativa e torcem para que as coisas comecem a dar certo.

Leia mais

Cursos de Facilities – Optar pelo EAD ou presencial?

Os profissionais que atuam na área de gestão de facilities têm sido cada vez mais reconhecidos como fundamentais para o bom funcionamento das empresas, contribuindo para a redução de custos, além de proporcionar conforto e segurança para os usuários. Com essa valorização e profissionalização do setor, o gestor tem mais desafios e, para superá-los, a busca constante por conhecimento é fundamental.

Leia mais

„Keiner ist unnütz, er kann immer noch als schlechtes Beispiel dienen!“

Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Dia Internacional Contra a Corrupção

Deve ter causado estranheza o fato de se colocar uma frase da cultura alemã no título de um artigo publicado aqui no Brasil. Em uma tradução livre, a mensagem é muito simples: „Ninguém é inútil, ele ainda pode servir como mau exemplo“. Esta frase me marcou, quando, no início dos anos 90, participei de uma reunião em Munique, na Alemanha, onde estava residindo e trabalhando. No decorrer do texto, ficará clara a analogia pretendida.

Leia mais