Gestão do espaço: mobiliário flexível para ambientes educacionais

O gerenciamento de espaços é uma importante função do Facility Management, o que demanda táticas eficientes. Para isso, conhecer boas práticas do mercado e resultados positivos pode servir de inspiração e referência para tomadas de decisão estratégicas. Neste artigo, abordaremos os ambientes educacionais, compartilhando o case da John Richard em atendimento ao Grupo DARYUS, empresa especializada em gestão de riscos, que possui uma unidade de negócios focada em educação de 3° grau e cursos profissionais.

Primeiro, vale conceituar que ambientes educacionais não precisam ser restritos às empresas do segmento. Todo negócio que realiza treinamentos, eventos e workshops no workplace, eventualmente, pode precisar criar ou transformar espaços para serem salas de aula ou estruturas semelhantes. Em todos os cenários, as necessidades costumam orbitar em mobiliário adequado e condições de suporte às aulas, o que é rotineiro para muitos FMs. Considerando tais dinâmicas, a experiência a seguir é um benchmark útil para escolas, faculdades, centros de estudos e também treinamentos sazonais.

O que vem à cabeça quando você pensa em sala de aula? Provavelmente, mesas e cadeiras aparecem no topo da sua lista. Sem dúvidas, uma das principais demandas da gestão dos espaços educacionais é mobiliário sempre pronto para uso. Afinal, o espaço desempenha um papel importante no processo de aprendizagem. Sem uma estrutura adequada, a concentração dos alunos e a absorção dos conteúdos podem ser comprometidas. Por este e outros motivos, a COO do Grupo DARYUS, Nadia Guimarães, optou pelo aluguel de móveis como solução para a empresa. “A locação é uma maneira inteligente de garantir a satisfação do nosso aluno sem nos preocuparmos e nos desgastarmos com demandas operacionais”, afirma a executiva.

Ela ainda pontua que além da oferta de um ambiente apropriado para os alunos e da agilidade do serviço, “o padrão visual das salas de aula e o atendimento completo de todas as demandas relacionadas aos móveis” são vantagens de destaque na locação.  

Flexibilidade a favor da gestão do espaço educacional.

Como acontece em vários mercados, a gestão do espaço educacional precisa acompanhar mudanças. No mínimo, as oscilações são decorrentes da sazonalidade dos cursos e da variabilidade do tamanho das turmas. Os ambientes em si também podem demandar alterações e tudo isso reforça o valor da flexibilidade. Um episódio ocorrido no Grupo DARYUS ilustra claramente essa situação. A empresa iria fazer manutenção nas salas e precisava que os móveis fossem retirados para facilitar e agilizar a pintura das paredes. Nadia conta que “a equipe da John Richard fez toda a desmontagem e retirada do mobiliário e ainda aproveitou o momento para fazer manutenção preventiva em todos os itens. Isso foi fantástico! ”. 

Obviamente, o fato acima não é limitado à gestão educacional. Empresas de todos os setores podem se beneficiar da conveniência do mobiliário como serviço. O próprio Grupo DARYUS usa a solução além da escola. “A John Richard também garante o bem-estar dos nossos colaboradores do escritório. Todos os ambientes da unidade DARYUS Consultoria são mobiliados com o aluguel de móveis”, acrescenta a COO, que faz questão de ressaltar que “os profissionais qualificados, a padronização das entregas, o atendimento muito ágil e a equipe sempre prestativa” são fatores que motivam a continuidade do relacionamento de anos com a especialista em soluções de móveis flexíveis. 

_____________________________________________________________________

Conteúdo oferecido pela John Richard, empresa que oferece soluções de mobiliário on demand e as a service para escritórios e residências em todo o Brasil.